sábado, 9 de janeiro de 2010

SEMENTES DE POESIA -MUNAP e Anome livros lançará amanhã Projeto de edições COLEÇÃO MUSEU NACIONAL DA POESIA





Wilmar Silva (Joaquim Palmeira), numa das manhãs do Sements de Poesia.



Regina Mello , no amado parque, fotografa pássaros e a fotografo, sem que saiba.




Regina Melo, ao microfone do concorrido Sementes de Poesia.


Regina, no dia em que me ajudou, com LLobus e Claudio Márcio, a montar a mostra de desenhos e poemas "Graal Feminino Plural"(março-2009-Galeria da Árvore)



Regina Mello, na entrada doa Galeria da Arte,




Acima, leio pomas, na Praça dos Fundadores-SEMENTES DE POESIA.


Motiva e inspira a muitos , o Museu Naciuonal de Poesia suas ações, regidas pela baturata da maestrina de uma Poiesis verdadeira, Regina Mello.

Olha-se para aquele rosto suave, ouve-se a branda voz, muitas vezes, sem imaginar que por trás dos olhos azuis, borbulham idéias num grande caldeirão de luzes, palavras e cores.

A poeta, artista plástica, performadora, fotógrafa e ativista cultural, não pára.Gosta de experenciar até ao fundo, ou o limite de ser, o que se lhe apresenta.Acredita no coletivo , no verde, na verdade.E milita pela PAZ absoluta, aquela que convive agradavelmente com as manifestações artísticas e poéticas.

O novo é um chamariz para essa alma inquieta.Nesse ano que passo, um fez um rol de
criações, atuou em numerosos eventos.De cabeça, posso dizer dos segundos domingos de cada mês-e um extra, para o evento de Poetas del Mundo na captal mineira- quando o Museu nacional da poesia congrega poetas e amantes de poesia, tribos urbanas, poetas da rua, crianças e adolescentes, renomados e iniciantes, no Sementes de Poesia.

Microfone à disposição o desejo pessoal do participante, um compartilhar amistoso d e chá, biscoitos e livros e poemas impressos, sob o céu domingueiro, na Praça dos Fundadores , dentro do Parque Municipal Américo Renê Gianetti, cedido pelo Diretor do parque, Homero Brasil-que ama a Poesia - com a presença de Mônica Andrade e Giovana.Os dois primeiros lêm poemas, a segunda participou de "Um Olhar Digital Sobre Parque", que aconteceu em maio, esta mostra, na Galeria da árvore, do parque, outro espaço a céu aberto inventado por ela, onde adoro estar.
Nós,, os artistas, passamos para banneres nossos trabalhos, que assim , resistem a chuva e sol.

Ela foi a produtora de Moon Scape, do Maestro Andersen Vianna-um trabalho de vanguada, muito belo, do qual já teci comentários.Apresentou as Terças Poéticas na ausência de Wilmar Silva (Palácio das Artes), fotofrafouy pássaros, sombras e escreveu poemas no asfalto, espalhou letras enferrujadas para um poema mais que concreto...Colocou no parque um "Sol de Portugal" e trouxe a magia do número três, a apontar o céu, em exposição coletiva que celebrava o aniversário do Parque..

Apresentou-se na Momo, onde participou do Sócrates ao Café, levando um livro de vidro.Isso, depois de ter participado da festa junina do Boi Rosado, organzida pelo Severino Iabá e no início do Ano, do Paz e Poesia.Nessa linha atemporal de rememória, lembro que seus 50 anos foram comeorados de forma inusitada:fez um livro vivo-ela que já criou Terço Vivo e outras maravilhas- e 50 convidados lerem poemas de sua autoria , também 50, é evidente.Mas, apesar disso, será que ela sabe ter meio spéculo? Duvido: vive nas asas da criatividade, aquela que começa na adolescência e se intensifica na juventude. lembro um conde que disse " caminho para o inverno , a poder d eprimaveras".E, se dúvida, o a mais idade chegar, elea fará brotar edelweiss(es) em todos os seus caminhos.

Sei que deixei de mencionar "n" reginices, mas vá ao Google e verá...

O novo plano agora, é , em comunhão com Wilmar Silva (editor, da anomelivros), para a feitura de uma coleção de livros.Maravilha, muitos poetas esperam , amanhã, as coordenadas para essa participação .

Pois é, apareçam , poetas e amantes da Poesia.

Das 10 ao meio dia, Sementes de Poesia espera por vocês.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Pesquisadora do MUNAP-Museu Nacional da Poesia)
Diretora regional do InBrasCI
Vice Diretora do IMEL
Repersentante do MC aBrace (Brasil/Uruguai)



--------
A chamadada Diretora do MUNAP:
Sementes de Poesia
Regina Mello

No próximo domingo, dia 10 de janeiro, de 10 as 12 horas, daremos inicio as nossas atividades do ano de 2010 com mais um Sementes de Poesia - espaço para ler, declamar e fruir poesia.
Para marcar o começo de mais um ano de sucesso faremos neste dia o lançamento de um novo programa MUNAP, desta vez em parceria com a Anome livros; lançaremos a COLEÇÃO MUSEU NACIONAL DA POESIA. Edição exclusiva de livros de poesia aberta a todos os poetas interessados.

Sementes de Poesia é um recital mensal com diálogo intercultural. Incentiva a leitura, a criação poética, a convivência artística, intercâmbio, divulgação e preservação de patrimônio imaterial. Espaço para a manifestação artística com microfone aberto a todos os poetas, amantes da poesia e público em geral.

O projeto foi idealizado em fevereiro de 2008, extrato de uma intervenção urbana de Regina Mello, artista visual, poeta e curadora deste e outros espaços MUNAP.

Praça dos Fundadores - Parque Municipal Américo Renê Giannetti

Todo segundo domingo de cada mês uma promoção do Museu Nacional da Poesia em parceria com a Fundação de Parques Municipais de BH."

Evento: Sementes de Poesia
Data: dia 10 de janeiro de 2010, domingo
Horário: das 10 às 12h (todo segundo domingo do mês)

Contatos: Mônica Andrade: 32771428
Regina Mello: 88387367

Nenhum comentário: