sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Entrevista com Bernardo Erwin




Bernardo Erwin, um artista completo.

Entrevista o autor,violonista e cantor Bernardo Erwin.

1)Qual sua formação?

Comunicólogo (trabalhando atualmente nas áreas de comunicação, design e programação web)

2)Como a Estrada Real entrou em sua vida?

Essa coisa de gostar desses cantinhos escondidos de Minas foi ganhando muita força na minha vida nos últimos anos, o "fugere urbens" me transformou num arcadista radical e apaixonado pelo interior, pelo sertão, pelo distante. Foi que conheci o Instituto Estrada Real através do pesquisador Márcio Santos e descobri que seria uma forma de trabalhar com essa natureza (refiro-me também à natureza humana) que me encanta. Já são quase quatro anos vivendo o dia-a-dia deste projeto.

3)Por que "Serra do Espinhaço"? Fale de suas vivências com esse trecho tão belo das Minas Gerias e com a natureza...

Observei que minhas composições sempre se inspiravam em algo em comum...mais tarde fui saber que se tratava de uma tal Serra do Espinhaço. Tenho a sensação de que é ledo engano o fato de nos meus "idos burocráticos" estar registrado que sou natural de BH. Gosto desta cidade, mas somente na cordilheira me sinto mais parte do lugar...Isso tomou conta até da minha forma de ver as coisas, por isso digo que são músicas do espinhaço, mesmo que eu vá pra outra natureza levo comigo o olhar do espinhaço, a forma de viver e interpretar...O Espinhaço está para mim em muitos lugares e não somente onde a geografia o definiu. O Espinhaço está tb na alma das pessoas, percebo-o em ambientes, instâncias e universos variados.

4)Desde quando vc escreve poesia?

Não me considero um poeta. Na verdade sou um poeta com os olhos, interpreto as paisagens com lirismo, música e letras vem depois como se existissem para perenizar o sentimento de ver as paisagens.

5))Ser poeta para você é um trabalho ou uma maneira de ser?pretende editar algum livro?

Tratando de forma lúdica: Ser poeta é não ter alternativa, ou ter todas as alternativas e escolher a melhor.
Mas eu realmente não me considero um poeta. Precisamos valorizar mais esta profissão, e pra começar devemos tratar como poetas somente aqueles que realmente o são (como você por exemplo).

6))E desde quando a música o interessa?E compor, é um prazer ou ocupação?O que tenho criado atualmente?

Música esta na minha vida desde cedo. Minha mãe é pianista e acabei me enveredando por estes caminhos através deste instrumento. Mais tarde entrou o violão, as flautas, outros instrumentos e a vontade de viver isso mais a fundo. Compor é um estado de espírito (espero que isso não soe muito clichê). E as criações surgem sem muita explicação...

7)) Fale de você:o que gosta de fazer, de ter, de crer...

Aí vc me entorta....

8)Comente o site www.serradoespinhaco.com.br, tão belo.Quem é o webmaster?Vc participou de sua concepção?Qual a sua intenção ao dá-lo à luz?

O site foi desenvolvido por mim mesmo, com a contribuição generosa de grandes amigos. São três objetivos: dar vazão ao meu trabalho autoral, comercializar o CD-rom "O Caminho Diamante" e, principalmente, conseguir patrocinadores para novos projetos.

9))Mostre-nos algumas de suas poesias.

fico com a letra da música "Extrema Ponta", parceria minha com o Rafa Furst

Extrema Ponta
Estranhas entranhas de mim

Extrema, imensa
Intensa dilema em mim

Se encontrar ou se encontrar?

Do outro lado está
um outro como eu
a desembocar o seu pensar no mar,
o seu tocar no chão,
o seu tocar na terra:
percussão
o seu tocar na terra:
coração

******

O parceiro de Bernardo,Rafa Furst,é músico que abre-se em leque de vertentes relacionadas:compõe, canta, faz percussão, toca violão.

Esses rapazes talentosos somente precisam ser ainda mais descobertos...

E,claro, não posso resistir a lhes dar por presente ,um pouco de minha Poesia;

1º Mo(vi)mento:

Bernardo

No espaço de ser,
vértices e vertentes.
Cantante,mordente.
Cantata intimorata
preenche espaço
antes de amplitude infinita:
música em expansão adentra
sem necessidade de licença.
Mítica, mística,
a crença fundamenta-se
na nagnífica face
da serra.
Espinhaço:
espinha delineia
tamanho e forma.
Respirar fundo
a umidade do mundo
ignoto e especial.
A mão nas cordas,
cantas o que recordas
e tudo que afasta o mal.

Mo(vi)mento 2

Rafael

Repinicas sons
achas os tons,
te espraies ,
fibrilas o coração
e imitas seu pulsar
com as batidas de teus dedos,
revelas segredos,
pois alma,
ali no Espinhaço se acalma
e é doce e é aço.
De ti mesmo, sais;
vais de encontro
à natureza viva.
Insetos e aves fremem
ao teu compasso.

Mo(vi)mento 3

Bernardo e rafael

E a voz que cresce
e o sol que nasce
e a noite que desaparece.
Luz e calor,
frio e umidade,
ar puro que até dói,
"fugere urbens',
abris os braços
e abraçais as montanhas.
Esse a quem acompanhas,
que te acompanha,
no duo onde a manha
afasta qualquer sanha
e santifica manhã...

Mo(vi)mento 4

O sol

O sol escorrega
nos escorregadores da serra;
menino tornado,
o sol derrama luz,
entorna toda a amora
que alimentará a aurora...
E os companheiros
de viagem rumo à beleza original
abraçam um mar de poente,
abraçam a luz solar...
Percebem aceiros
dentro do olhar.

Movimento 5 / Aparentemente Estático:

Serra do Espinhaço

Mamas projetadas
seduzem a vista.
Desafias o banal,
pois de ti,por um lado, perene.
A vida brota de mil maneiras
e cada des/emaranhada rota
mesmo se prevista,
é sempre diferente.
Serra do espinhaço:
pinha
no espaço,
serrilhada
entre a bruma,
paleta de verdes,
precisas saber
o quanto és amada,
ordenhada
pela poesia
de dois cantantes
viajantes
da fantasia,
moços de silêncios intermitentes
e cantares - orações...
E os amamentas.

Momento 5

Não há mais nada
que eu queria dizer não,
en/cantada
com os cantos,
os sons
da percussão,
a voz,a composição,
o contexto
do absoluto
numa bolha de sabão...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa,pelo Clube Brasileiro de Língua portuguesa,para oito países Lusófonos.

Cônsul Z-C em Belo Horizonte,Mg,Brasil por "Poetas del Mundo".

23 de maio de 2007

***
Visite o site e ouça música prá lá de boa...

Clevane

Serviço:

espinhaco@gmail.com

www.serradoespinhaco.com.br
e
www.musicasdoespinhaco.com.br

Publicado oroginalmente por clevane pessoa de araújo lopes em 23/05/2007 às 00h05 em

http://www.clevanepessoa.net/blog.php

Nenhum comentário: